O que é?
A insônia é a dificuldade para ter um sono reparador e de qualidade.
Algumas pessoas têm dificuldade para iniciar o sono e ficam horas na cama antes de conseguirem dormir.
Outras pessoas têm despertares frequentes durante a noite e dificuldade para voltar ao sono depois de cada despertar.
A insônia também pode se manifestar como um despertar antes do horário habitual seguido da incapacidade de retornar ao sono.
Essas perturbações no sono causam forte sofrimento para o paciente e prejuízo no funcionamento social, profissional, educacional, acadêmico, comportamental, entre outras áreas.




Insônia
Causas e Tratamentos
Algumas vezes a insônia pode ser um sintoma de outro transtorno de saúde mental; como por exemplo de ansiedade, depressão, Alzheimer ou transtorno do espectro autista (TEA). Neste caso, o tratamento é focado na causa que gera a insônia.
Entretanto, em algumas ocasiões a insônia pode ser um transtorno primário. Nestes casos, o diagnóstico e o tratamento pode variar a depender de cada caso.
Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o tratamento com medicamentos não é a principal forma de cuidar desse transtorno. As evidências científicas indicam que o uso de medicamentos tem um efeito apenas temporário sobre os sintomas. Além de terem vários efeitos adversos e, em alguns casos, gerar dependência química e psicológica.
Por tanto, o uso de medicamentos para insônia deve ser limitado por um curto período de tempo.
Dessa forma, as medidas não farmacológicas jogam o papel mais importante tanto no tratamento da insônia primária quanto no da insônia enquanto sintoma.

