O que é?
Como o próprio nome já diz, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões.
Uma obsessão pode ser um pensamento, uma ideia, um sentimento ou uma sensação que aparece de maneira intrusiva e recorrente. Na maioria das pessoas, essa obsessão causa um ansiedade e sofrimento muito intenso. Por isso, o indivíduo tenta com muito esforço ignorar ou neutralizar essas obsessões.
Para conseguir diminuir essa tensão criada pela obsessão, algumas pessoas desenvolvem comportamentos repetitivos, como lavar as mãos, organizar ou verificar algo repetidas vezes. Outras pessoas podem desenvolver atos mentais, como contar ou repetir palavras em silêncio. Esses comportamentos desenvolvidos são chamados de compulsões.
Na maioria das vezes, as compulsões não são capazes de aliviar a ansiedade e tensão criada pelas obsessões o que gera bastante sofrimento para as pessoas que sofrem desse transtorno.
Além do mais, executar essas compulsões leva muito tempo o que acaba prejudicando o funcionamento social, profissional e as interações interpessoais dessas pessoas.




Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)
Tratamento
O tratamento é realizado com uma combinação de medicamentos e psicoterapia.
De maneira geral, são necessárias doses altas de medicamento para que haja uma boa resposta e, portanto, é essencial o acompanhamento com o psiquiatra.
Por outro lado, a psicoterapia também é fundamental para o controle das obsessões e compulsões. As abordagens que mais frequentemente dão bons resultados são aquelas focadas no manejo cognitivo-comportamental.

